FACULDADE SUL MINEIRA PROMOVE O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E CIDADANIA

Foi realizado no dia 9 de novembro de 2017, no Salão de Convenções do Hotel Guanabara, em São Lourenço, o I Seminário de Educação, Segurança e Cidadania. O evento foi presidido pelo Coronel Cássio Antônio Fernandes, Comandante da 17ª Região da Polícia Militar, e contou com a presença de várias autoridades locais e regionais, secretários de educação e professores de São Lourenço e municípios da região.

A iniciativa foi fruto da parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Faculdade Sul Mineira e teve como palestrantes o Professor Fabiano Prado da Silva, Diretor da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu, e a Professora Giselle Amaral Abreu, Assessora Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu e Coordenadora do Curso de História da Faculdade Sul Mineira, além do ex-Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais Cel Marco Antônio Badaró Bianchini.

O Professor Fabiano ministrou a palestra sobre o tema: “Educação Integrada: Construindo Redes de Proteção”. Em suas palavras o palestrante enfatizou a importância do papel da comunidade na formação das crianças junto às escolas. Demonstrou preocupação com o futuro das cidades consideradas pequenas, pois muitos jovens que vivem nesses municípios, sonham em estudar e morar em capitais maiores e diante desse cenário fica a pergunta: o que serão dessas cidades daqui a alguns anos? Nesse sentido, ele acrescentou a importância de se trazer a comunidade para dentro das escolas de forma a cativar e fomentar o sentimento de coletividade e defendeu um modelo de escola integral com vistas a formar adultos para a cidadania.

Em seguida foi a vez do Cel Bianchini, que abordou o tema: “Segurança Pública como Arcabouço da Sustentação da Sociedade Brasileira”. Ele enfatizou a importância e influência da segurança pública para o desenvolvimento do país e ressaltou que a construção de um ambiente seguro depende diretamente da educação. O palestrante também defendeu a necessidade da criação do Ministério da Segurança, para que o tema receba o devido tratamento em nosso país, bem como a necessidade de mudança no modelo da política atual, na legislação brasileira, bem como de um sistema prisional humanizado, que realmente possa devolver o preso ao convívio social totalmente recuperado.

A última palestra foi ministrada pela Professora Giselle, que tratou sobre: “Cidadania: Historicidade e Direitos Humanos”. A palestrante iniciou o assunto fazendo um contexto histórico sobre cidadania e demonstrou que o tema está diretamente ligado aos Direitos Humanos. Ela ressaltou que ambos os assuntos devem ser tratados conjuntamente, uma vez que se interligam e evoluem paralelamente, ou seja, não há como se falar em cidadania, sem respeitar os Direitos Humanos e vice-versa.

Na última etapa do seminário, os palestrantes iniciaram um debate, respondendo perguntas feitas entre si e perguntas feitas pela plateia, o debate foi mediado pelo Ten-Cel Paulo Alex e pela Professora Lilian Forasteiro Dias, Diretora Acadêmica da Faculdade Sul Mineira, encerrando com sucesso o I Seminário de Educação, Segurança e Cidadania.

Confira abaixo as fotos do evento